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Como criar um jogo no Game Maker #1: Criando personagens e Fases

Muitas pessoas procuram um programa bom para criarem jogos, temos aqui o Game Maker que cria jogos 2D. Neste tutorial será usado a versão 8.0 Pro do programa, iremos também exibir mais tutoriais de Game Maker, para isso clique na categoria "Game Maker".


Neste tutorial, ensinarei a vocês o básico; Criando os personagens como inimigos, vilões, você, chão e background. Para criar fases você irá utilizar o Background, mas nós não vamos utilizar a criação de fases primeiro, vamos começar a fazer primeiro os personagens, que são os mais importante.

Antes dos personagens, você deve criar um bloco para ser o chão, para poder primeiro o personagem ter gravidade sobre o bloco. Para começar, abra seu Game Maker 8.0 Pro, clique em "FILE" e depois em "NEW". (Arquivo, Novo)


Acima você pode ver as configurações, para mais informações de onde fica o "FILE" você pode ver na imagem acima. Para criar um primeiro personagem você deve clicar no pacman vermelho, localizado abaixo de "RUN". Clique no pacman, iremos fazer primeiro a pedra, onde o personagem ficará em cima.


Acima você pode ver oque irá abrir ao clicar no pacman vermelho. Selecione o nome do objeto "Pedra", e clique em "Load Sprite" após isso selecione a pedra que fica localizada na pasta do jogo. C:\Program Files (x86)\Game_Maker8\Sprites\Maze - Platform e procure por wall_block.

Após isto, clique em "OK". Feito isso volte a imagem a cima e do lado direito do pacman vermelho, terá vários outros itens, clique na bola azul é lá que se cria o bloco.


Acima você verá oque irá abrir, selecione o nome do objeto que você escolheu antes "Pedra", e no local Sprite clique no icone e selecione novamente Pedra, coloque o objeto como Solido e clique em OK.

Agora repita isso fazendo os personagens; você e algum vilão, só faça o sprite não clique na bola azul. Após ter feito os sprites, clique na bola azul e vamos a parte que demora mais para ser feita, a criação de personagens.

Pegue o personagem do bem, coloque o nome dele e coloque o sprite dele igual você fez com a pedra. Clique em Add Event e clique em STEP e selecione a opção STEP novamente.

Após fazer isto, no STEP do lado terá uma barra de opções, clique em CONSTROL e terá uma categoria chamado "CODE" arraste o primeiro icone do Code e coloque no STEP, coloque este código dentro do icone "Execute Code":

if place_free(x,y=1){ 
vspeed+=1 


Clique na primeira guia chamado MOVE e nela arraste o icone azul indicando duas setas para baixo. Arraste para o STEP e coloque as seguintes informações;

Direction: 270
Gravity: 0,99

Clique em OK, e vá na guia Control novamente, na guia OTHER arraste o icone chamado ELSE para o STEP e pronto.

Fazendo o personagem andar

Para fazer o personagem andar, clique em Add Event e selecione a opção Key Press e selecione <LEFT>. Vá na categoria Control e arraste o Execute Code para o <LEFT> e coloque o seguinte código;

 hspeed=-5 

Após isso, vá novamente em Add Event, selecione Key Press e coloque <UP>, arraste Execute Code e coloque o seguinte código;


if !place_free(x,y+1){
vspeed=-14

Agora novamente selecione Add Event, selecione Key Press e coloque <RIGHT>, arraste o Execute Code e coloque o seguinte código;

 hspeed=5 

Após isso, clique em Add Event, selecione Key Release, e coloque <LEFT>, arraste o Execute Code e coloque o seguinte código;

hspeed=0

Faça o mesmo só que selecione <RIGHT> e coloque o mesmo código. Agora seu personagem principal(você) já pode andar. 

Fixar no chão e inimigo te matar

Para fazer seu personagem se fixar no chão e andar, você deve clicar em Add Event, selecionar Collision e selecione a Pedra. Feito isso vá em move e arraste Speed Vertical que fica na guia move, arraste para a Collision com Pedra. Agora seu personagem já pode andar.

Agora vamos criar o inimigo, clique na bolinha azul coloque o nome e o sprite. Clique em Add Event e clique em Create. Vá na guia move e arraste o primeiro icone para o Create. No icone coloque as direções <- e ->, Speed: 5.

Clique em Add Event, Collision, selecione a Pedra. E na guia move selecione Reverse Horizontal (uma seta <--.)

E pronto seu inimigo está criado. Agora vamos fazer para que seu inimigo te ataque, vá no personagem principal(você) e clique em Add Event. Clique em Collision e selecione o inimigo, vá na guia Main1 e selecione Restart Room, que fica na categoria Rooms na guia Main1.

Criando um cenário

Para criar um cenário, vá na primeira imagem da postagem, aonde tem as categorias e do lado da bola azul tem um icone em forma de arquivo. Selecione ele, irá abir uma pasta para criar o cenário. 

Em objectis, clique no espaço cinza e selecione a pedra. Agora vá preenchendo pelo cenário  para ir mais rápido selecione Shift e segure o botão esquerdo do mouse.

Coloque o inimigo e o personagem principal e pronto. Seu jogo foi criado :)

Baixe nosso jogo;

Versão Alpha 1 (tem uma parte que não da pra passar)
Versão Alpha 2 (com mais coisas e mais fases)

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